O jornalista que não está investindo no Marketing Digital vai ficar sem trabalho em pouco tempo
Novos tempos. Foi-se a época que a atuação dos jornalistas era somente nas redações ou assessorias de imprensa. Ao longo dos anos o mercado de trabalho vem sofrendo mudanças drásticas e com os profissionais de Comunicação não é diferente. Essas transformações têm atingido de uma forma muito particular os jornalistas, principalmente na entrega do conteúdo.
Por isso é necessário um recálculo de rota e o marketing digital para jornalistas se mostra fundamental neste processo. Mas, afinal, porque o marketing digital é importante? Listamos aqui pelo menos cinco razões principais pela qual não tem como o jornalista fugir dele.
1 – Onde está o conteúdo
Hoje em dia encontramos conteúdo em sites blogs, redes sociais ou ebooks. Jornais e revistas estão diminuindo gradativamente suas tiragens e a televisão perde cada vez mais espaço para o Youtube. O digital está redirecionando a produção de conteúdo e ninguém melhor do que o jornalista para estar nesse lugar.
2 – Visibilidade
Já ouviu falar aquele ditado “quem não é visto não é lembrado”? Apesar de antigo esse ditado nunca foi tão atual. Se usar técnicas de SEO da forma correta, o jornalista pode ser facilmente encontrado pelos motores de busca e redes sociais. Isso pode ajudá-lo na procura de um freela ou até se quiser somente divulgar um artigo, o que seria praticamente impossível sem o marketing digital.
4 – Mudança de perfil
O cliente de hoje está muito mais exigente, não se contenta mais somente com textos em blogs e sites. O que ele quer mesmo é ver suas redes sociais explodirem, os acessos no site irem a pique, milhares de leads se confirmarem e, consequentemente, vendas aumentarem. O jornalista precisa (e deve) atender essa demanda.
5 – Pensamento empreendedor
Com o advento do marketing digital novas frentes de trabalho surgiram para o jornalista e agora, mais do que nunca, ele tem a possibilidade de trabalhar para si mesmo. Mas é necessário capacitação, conhecer estratégias de SEO e desenvolver habilidades que, teoricamente, todo jornalista já possui como apuração, networking e definição do nicho. O conhecimento do marketing digital é o ponto de partida para que o jornalista e novo empreendedor tenha sucesso na empreitada.
A necessidade de ter um site
Para o jornalista que decidiu mergulhar no marketing digital, a primeira coisa que ele deve ter para começar a ter visibilidade e resultados é criar um site ou blog profissional. Independente de perfil no Instagram ou fanpage, o profissional deve ter um espaço próprio, onde ele faça suas próprias regras. O trabalho nas redes sociais é importante, mas não deve ser o único espaço do jornalista, pois é como se esse espaço fosse alugado.
No momento que a rede social resolver mudar as regras ou acabar com tudo, o profissional fica refém da plataforma, sem poder contestar nada. Com o site ou blog (pago) é diferente. Por mais que futuramente mude o provedor é só fazer um backup dos arquivos e levar o site para onde quiser. O fato é que um site/blog profissional é fundamental para o jornalista trabalhar com o marketing digital.
Concorda comigo? Me conta aqui nos comentários!
ENTRE PARA NOSSA LISTA
Assine nossa newsletter!
Sobre o Autor
0 Comentários